sábado, 28 de julho de 2012

PLANEJAMENTO NA SALA DE AULA: VISÃO TÉCNICA

TENHO ESTADO FORA NA MAIOR PARTE DO TEMPO; PALESTRAS, CURSOS... TÊM CONSTITUÍDO MEU TRABALHO BRASIL AFORA. FALTOU-ME TEMPO PARA ALIMENTAR MEU BLOG.
AGORA, APROVEITO PARTE DO MATERIAL QUE PREPAREI PARA UMA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO, ONDE TRABALHAREI NO PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA NOS PRIMEIROS DIAS DE AGOSTO, JÁ NA SEMANA QUE VEM. SERÁ PROVEITOSO PARA ALGUNS: AS ADAPTAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO SÃO POUCAS E FÁCEIS.

RESULTADOS ESPERADOS DA AÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA
  • Crescimento econômico e solidez financeira; visibilidade e presença;
  • Oferecimento, à sociedade, de profissionais competentes em todos os sentidos;
  • Contribuição para uma sociedade mais justa, mais democrática e para aética e para a sustentabilidade planetárias.

Funções do planejamento:
  • esclarecer as ideias, firmar as opções;
  • compreender melhor a realidade;
  • organizar os processos de prática;
  • estabelecer a coerência entre as ideias, os processos e os resultados.


MODELO BÁSICO DO PLANO DE SALA DE AULA
I. MARCO OPERATIVO
(Ideal de aluno para aquele nível, princípios pedagógicos, ideal de metodologia, linhas conceituais básicas, prioridades ideais para os processos)
II. DIAGNÓSTICO
(Avaliação dos alunos e dos processos criados pelo professor, tendo como critérios os indicadores provenientes do Marco Operativo. Esta avaliação - inicial e continuada - mostrará as necessidades)
III. PROGRAMAÇÃO
(Propostas de prática para sanar as necessidades que é possível sanar, no todo ou em parte - Este será o conteúdo das aulas expresso nas quatro categorias com que se pode mudar a realidade)
  • AÇÕES
  • ATITUDES
  • REGRAS
  • ROTINAS

Na programação de qualquer plano
OBJETIVO: Ação mais resultado esperado
ESTRATÉGIA: Atitude mais resultado esperado
NORMA: Regra mais resultado esperado
ATIVIDADE PERMANENTE: Rotina mais resultado esperado

Objetivo é:
  • a proposta de uma ação concreta,
  • para o professor, para os alunos ou para professor e alunos,
  • para sanar determinada(s)necessidade(s),
  • e, assim, transformar a realidade,
  • para aproximá-la do que ficou estabelecido no Marco Operativo.
Por isto, no seu modo de apresentação, o objetivo tem duas partes: ao enunciá-lo, diz-se O QUE SE VAI FAZER e O PARA QUE SE VAI FAZÊ-LO. Não basta definir o que se vai fazer; é fundamental que se saiba PARA QUE se propõe a ação. É também fundamental que este "para que" da ação concreta seja retirado do Marco Operativo

Estratégia é
a proposta de uma atitude,
a ser vivenciada pelo professor, pelos alunos ou por professor e alunos,
para sanar determinada(s) necessidade(s),
e, assim, transformar a realidade,
para aproximá-la do que está definido no Marco Operativo.

A estratégia é maneira de vivenciar um valor, modo prático de se comprometer com um princípio. É um espírito que serve de guia a tudo o que fazemos.

Neste sentido uma estratégia é um modo de viver. Alguém pode dizer que propõe uma estratégia para sua vida quando decide que vai fazer mais exercícios físicos; estabelecer isto não é definir uma ação concreta fechada (como se faz no objetivo), mas é tomar uma atitude que vai ter consequências muito importantes, inclusive a de gerar ações concretas.

EXEMPLOS DE PROGRAMAÇÃO PARA A SALA DE AULA

Objetivos

  • Visitar a fábrica de sapatos “X” e elaborar um relatório da visita / a fim de crescer na capacidade de se expressar com precisão nos assuntos relativos à profissão.
  • Estudar o relacionamento entre ciência e técnica / para compreender a importância da pesquisa pura.
  • Realizar uma pesquisa sobre as condições econômicas das famílias dos alunos de dois cursos da universidade, comparar e debater os resultados / para aumentar a compreensão do método científico e a consciência dos processos econômicos.
  • Estudar os resultados alcançados em 50 extrações de dente / para aperfeiçoar as técnicas e os processos de diagnóstico.
  • Construir um robô (definir algumas características) / para aprofundar a clareza da relação entre o pensar e o fazer.
  • Estudar conceitos, modelos, técnicas e instrumentos de planejamento e elaborar, como exercício, um plano de médio prazo na linha do planejamento participativo / para aumentar a motivação e a capacitação na linha de transformar ideias em realidade.

Estratégias

  • Buscar sempre as causas dos fenômenos / para crescer em segurança e responsabilidade.
  • Ouvir com atenção os argumentos dos colegas / para melhorar as condições de trabalho em equipe e compreender que aprendemos na relação com os outros.
  • Ter a mente aberta a dúvidas / para crescer na flexibilidade e na tolerância.
  • Diminuir o uso da aula expositiva / a fim de que os alunos sejam sujeitos em seu desenvolvimento.
Normas
  • Ninguém poderá deixar a aula sem pedir licença à turma / a fim de que aumente a responsabilidade.
  • Todos os alunos deverão apresentar a solução de um problema suscitado dentro da disciplina, em forma de texto ou de exposição oral / a fim de que aumente sua segurança no conhecimento.
Atividades Permanentes
  • Realizar, todas as sextas-feiras, uma avaliação dos trabalhos da semana / para crescer na persistência em buscar resultados previamente definidos.
  • Visitar, na última quinta-feira de cada mês, um grupo ou ambiente de cultura diferente / para entender e aceitar diferenças culturais.

Possíveis questões para facilitar a elaboração de um Marco de Referência (MO) para disciplinas numa universidade
  • Quais devem ser as características do trabalho nestadisciplina a fim de que ele possa contribuir para a realização dos valoresconstantes no marco político (estratégico) e nas linhas da proposta pedagógica(marco operativo) da universidade, da faculdade e do curso?
  • Que compromissose que opções esta disciplina deve ajudar a construir?
  • Que habilidadesesta disciplina deve desenvolver?
  • Que áreas deconhecimento esta disciplina deve desenvolver?
  • Que valores devemser debatidos nesta disciplina?
  • Em resumo, quecompetências esta disciplina deve desenvolver?
  • Que direcionamentos metodológicos são adequados para realizar a proposta ideal desta disciplina?
  • O que éimportante nesta disciplina para que o aluno se eduque integralmente, sempre em crescimento?
  • Com que elementos esta disciplina deve contribuir para a construção do perfil profissional ideal destes alunos?

REFLEXÕES ÚTEIS PARA ASESCOLAS DE HOJE
  1. As escolas não podem ser muito melhores do que asociedade na qual estão inseridas, mesmo que professoras(es) sejam perfeitos.Isto vem da própria natureza da escola que é, sempre, reprodutora da sociedadena qual está.
  2. Professoras e professores não podem ser profissionaisperfeitos. O conjunto de saberes, de ideologia e de virtudes necessários paraisto é inalcançável.
  3. É necessário, contudo, que as escolas não sejam pioresdo que a sociedade na qual estão inseridas. Este parece que deve ser o grandeobjetivo de nosso trabalho.
  4. Para que isto aconteça é necessário:
  • Passar, do planejamento do “como” e do “com que”fazer, para o planejamento do “o que” e do “para que” fazer.
  • Estudar continuamente as ideias que surgem, a cadadia, propondo uma nova sociedade e um novo ensino.
  • Dar um caráter diagnóstico à avaliação, excluindo todaclassificação e reforço à domesticação.
  • Investir em metodologias que privilegiem a atividade ea participação dos alunos e reduza a fala do professor e da professora.

DICAS DA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE ENSINO SUPERIOR(UNESCO)
Folha de São Paulo, 07 de outubro de 1998.

Dez mandamentos douniversitário do século 21
1. Seja flexível, isto é, não se especialize demais.
2. Invista na criatividade, não só no conhecimento.
3. Aprenda a lidar com incertezas (o mundo está assim).
4. Prepare-se para estudar durante toda a vida.
5. Tenha habilidades sociais e capacidade de expressão.
6. Saiba trabalhar em grupo, bons empregos exigem isto.
7. Esteja pronto para assumir responsabilidades.
8. Busque ser empreendedor, talvez você crie seu emprego.
9. Entenda as diferenças culturais (o trabalhoglobalizou).
10. Adquira intimidade com novas tecnologias, como ainternet.
(Fonte: “As Demandas doMundo do Trabalho”, de Ulrich Teichler, Centro para a Pesquisa sobre Ensino Superior da Universidade de Kassel, Alemanha).

Na mesma linha...
“A qualificação para o posto de trabalho, traduzida no treinamento restrito às tarefas exigidas em uma ocupação, deve ser revista em face da realidade que seconfigura, a qual exige do funcionário, veterano ou novato, uma noção ampla decomo opera sua empresa, do mercado em que trabalha, do que pensa o consumidor final sobre o produto que está comprando. Verifica-se que a qualidade intelectual mais valorizada nas novas organizações empresariais é a capacidadede entender e se comunicar com o mundo que está a sua volta.”
“(...) Nos dias atuais, assegurar a qualidade profissional da formação profissional relaciona-se à preparação dos indivíduos para qualificações úteis não apenas acurto prazo como também a longo prazo.” (Formação Profissional SENAC – UmaProposta para o Setor Comércio e Serviços)
“As melhores organizações do futuro serão aquelas quedescobrirão como despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas emtodos os níveis da organização.”
         “(...) Ninguém precisa ensinar uma criança a aprender. Defato ninguém precisa ensinar nada às crianças na primeira infância, pois elassão intrinsecamente curiosas e aprendem por si mesmas a andar, a falar e até acorrer pela casa, O aprendizado faz parte da nossa natureza e, além disto, todoser humano gosta de aprender. Quase todos nós, em alguma época, fizemos partede uma grande ‘equipe’, um grupo de pessoas que faziam coisas juntas de maneira extraordinária – que confiavam umas nas outras, que complementavam suas forçase compensavam suas limitações, que tinham um objetivo comum maior que osobjetivos individuais e que produziam resultados extraordinários.”
SENGE, Peter M. “A Quinta Disciplina”, Editora BestSeller, São Paulo.

O planejamento para o tipo de busca representado pelas ideias acima precisadeslocar seu enfoque: em vez de concentrar-se em responder as perguntas sobre o“como” fazer e sobre o “com que” fazê-lo, precisa definir, com determinação,resposta às questões sobre “o que” fazer e sobre o “para que” fazê-lo. Numa sociedade mais estática o primeiro tipo de planejamento é o suficiente; numa sociedade em transição só o segundo tipo terá condições de sustentar uma prática digna.






2 comentários:

  1. Dentre os mandamentos douniversitário do séc. XXI, o 4. Prepare-se para estudar durante toda a vida, confirmando o que, muitas vezes, me pego pensando: quanto mais estudo mais tenho a certeza de que ainda sei pouco e passarei a vida toda em estado de ânsia por aprender algo...Parabéns pelo conteúdo postado!!!

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