Cursos


Fiz uma excelente experiência com um novo tipo de curso que pretendo realizar mais vezes de agora em diante. É um curso de Planejamento em que os participantes, ao mesmo tempo em que seguem as aulas, coordenam a elaboração de plano global de médio prazo (3 ou 4 anos) em sua própria escola. Elaborei um projeto para tal curso e posso enviá-lo para quem se interessar. É um curso que reúne duas ou três pessoas de 15 ou 20 escolas - a turma tem que ser de, no máximo, 40 pessoas. Diretores e coordenadores pedagógicos ou superviores são os participantes preferenciais. Penso principalmente em municípios que organizem um curso para suas escolas, todas ou parte delas. Mas grupos de escolas dos estados, da mesma mantenedora ou outro qualquer agrupamento também são possíveis. O curso precisa estender-se por um período de, aproximadamente, seis meses porque é necessário haver períodos para trabalhos nas escolas entre cada dia de aula. O projeto detalha outras possibilidades, mas o esquema clássico é o de reunir os alunos em oito ocasiões, de um dia ou de um turno de duração

Os outros dois projetos que elaborei - também à disposição de quem se interessar - são mais comuns, um para o estudo do plano global e outro para o plano de sala de aula.
Tanto falei em escola que me sinto impelido a repetir que o Planejamento Participativo organizou-se para todas as entidades cujo primeiro fim não é o lucro, mas a contribuição para a (re)construção da sociedade. Neste sentido ele se constitui paralelamente ao Planejamento Estratégico, este, sim, para as empresas cujo primeiro fim é ganhar dinheiro e sobreviver no mercado.